PIB dos EUA recua 0,1% no 4 º trimestre; expectativa era de alta de 1,0%

Resultado da prévia anterior apontava que a economia norte-americana avançou 3,1% nos últimos três meses do ano

Carolina Gasparini

Publicidade

SÃO PAULO – O PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos referente ao quarto trimestre de 2012 decepcionou ao apontar que a economia teve redução de 0,1% em bases anuais, enquanto a projeção dos analistas era de expansão de 1%. Além disso, a última prévia do PIB marcava crescimento de 3,1%.

O deflator do PIB, que mede basicamente o custo de uma cesta de bens na economia norte-americana, também ficou abaixo das expectativas – avanço de 1,6% – ao registrar queda de 0,6%. O valor também é inferior ao mostrado na prévia anterior (2,7%), mostram os dados divulgados nesta quarta-feira (30).

Entenda o indicador
O GDP (Gross Domestic Product) é a sigla em inglês para Produto Interno Bruto. Ele é calculado pelo Departamento de Comércio norte-americano. O PIB mede todos os bens e serviços finais produzidos na economia em determinado período.

Continua depois da publicidade

Ele é formado por cinco componentes: consumo, investimento, gastos governamentais, nível de estoque e saldo de comércio exterior. O consumo representa quase 2/3 do PIB norte-americano, e é um dos componentes menos voláteis.

Tópicos relacionados