Com otimização de gastos, BTG inclui Vale em carteira para clientes

Banco também optou por incluir papéis da Autometal, excluindo as ações da Brasil Foods e trocando-as pelas da JBS

Lara Rizério

Navio cargueiro do Porto de Roterdã, na Holanda

Publicidade

SÃO PAULO –  O BTG Pactual divulgou sua carteira recomendada para clientes do mês de dezembro, contendo algumas alterações. O banco optou por aumentar a participação nas ações ordinárias da Vale (VALE3), além de substituir os papéis da Brasil Foods (BRFS3) pelos da JBS (JBSS3). Por fim, a equipe de análise optou por incluir os papéis da Autometal (AUTM3). 

De acordo com a explicação do analista Carlos Sequeira, em relatório, apesar da baixa exposição nos setores cíclicos e voltando mais ao setor interno da economia, a opção foi aumentar a exposição aos papéis de exportadoras, tanto da Vale quanto da Embraer (EMBR3), explicando também a troca da Brasil Foods pelo JBS. Esta última companhia tem cerca de 70% do seu Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) em dólar. 

Para a Vale, os cortes adicionais de custos e otimização do capex, além de um real mais fraco que deve favorecer as exportações, são indicados como pontos positivos para a sua indicação. Já para a Embraer, o analista avalia que o valuation dos papéis está atrativo, além das expectativas de maior crescimento em 2013 e o benefício com o real mais desvalorizado. 

Continua depois da publicidade

Sequeira observa ainda que equilibrou no mês anterior o portfólio em relação ao setor de bens de consumo para 25%, ante 40% de outubro. Para o último mês do ano, a inclusão das ações AUTM3 se baseiam no bom momento de vendas de veículos leves no Brasil, além das operações mexicanas bastante rentáveis. Entretanto, aponta, a exposição no setor de construção se mantém com a MRV (MRVE3), além de seguir com as ações da BM&FBovespa (BVMF3).

Para o cenário local, as expectativas de crescimento econômico seguem otimistas, com uma aceleração maior no próximo ano. Entretanto, aponta, o ceticismo com a atividade aumentou, sendo que novas revisões para baixo podem ser feitas nos próximos períodos. 

Desempenho
No mês de novembro, o portfólio da corretora apresentou valorização de 2,1%, desempenho acima do Ibovespa, que no mesmo período registrou leve alta de 0,7%. No acumulado do ano, a carteira recomendada para clientes da corretora registra avanço de 24,19%, contra desempenho positivo de 1,27% do benchmark da bolsa brasileira.

Continua depois da publicidade

Confira carteira do BTG Pactual para clientes de dezembro:

Empresa Ticker Peso
Vale VALE3 15%
Pão de Açúcar  PCAR4 15%
CCR CCRO3 10%
JBS JBSS3 10%
BMFBovespa BVMF3 10%
Cosan CSAN3 10%
Autometal AUTM3 5%
Embraer EMBR3 10%
MRV Engenharia MRVE3 10%
Kroton KROT11  5%

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.