BC da China diz que busca crescimento estável do crédito e reformas

Comunicado do Banco do Povo da China após reunião de política monetária afirmou que a atual situação da inflação é relativamente estável e BC prometeu avançar com reformas

Reuters

Publicidade

PEQUIM – O Banco Central da China usará várias ferramentas para garantir o crescimento estável do crédito visando a dar suporte à economia, enquanto busca uma reforma financeira frente à fraqueza e incerteza das perspectivas econômicas globais, afirmou a entidade em comunicado divulgado nesta sexta-feira.

O comunicado do Banco do Povo da China (PBOC, na sigla em inglês) após reunião do comitê de política monetária do quarto trimestre afirmou que a atual situação da inflação é relativamente estável.

“Nós vamos usar várias ferramentas monetárias para guiar um crescimento estável e apropriado no crédito e no financiamento social”, disse o banco central em comunicado publicado em seu site.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O desempenho geral do setor financeiro do país é suave e fatores favoráveis também estão aumentando. A atual situação de preço também está basicamente estável”, completou.

O BC também prometeu avançar com reformas.

“Vamos impulsionar constantemente a reforma na taxa de juros e no mecanismo de formação da taxa de câmbio do iuan, além de manter a moeda basicamente estável em um nível razoável e equilibrado”.

Continua depois da publicidade

Em uma reunião na quinta-feira, o banco central disse que vai acelerar o ritmo da reforma e a abertura do setor financeiro em 2013, e evitar riscos sistêmicos e regionais para buscar um desenvolvimento a longo prazo.

Ainda no comunicado sobre a política monetária, o banco central disse que vai continuar a implementar uma política prudente e impulsionar ainda mais o financiamento direto para apoiar a economia real.

O banco central chinês cortou as taxas de juros duas vezes entre junho e julho e baixou a taxa de compulsório três vezes após o final de 2011, liberando cerca de 1,2 trilhão de iuanes (192,45 bilhões de dólares) para empréstimos.