Grécia apresenta mais austeridade e trabalhadores preparam greve

É esperado que o primeiro-ministro anuncie pacote de 3,5 bilhões de euros em cortes de custos e aumentos de impostos

Reuters

Publicidade

ATENAS – O governo da Grécia apresentará um novo pacote de austeridade ao Parlamento nesta segunda-feira (5), enfrentando uma semana de greves e protestos sobre as propostas que precisam ganhar a aprovação dos parlamentares para o país garantir mais ajuda e evitar a bancarrota.

Espera-se que o Parlamento vote o pacote do primeiro-ministro Antonis Samaras de 13,5 bilhões em cortes de custos e aumentos de impostos na quarta-feira (7), juntamente com medidas que deixam mais fácil contratar e demitir funcionários.

Apesar da exasperação pública em quatro anos de aperto que ajudou a destruir um quinto da economia e deixar um quarto dos gregos desempregados, o pacote e o rigoroso orçamento devem passar pelo Parlamento.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os principais sindicatos dos setores público e privado irão iniciar uma greve de 48 horas contra a legislação na terça-feira e planejam marchar pelo centro de Atenas. Jornalistas, médicos, funcionários do setor de transporte e lojistas também estão planejando interromper suas funções.

A aprovação das reformas e do orçamento de 2013 é crucial para destravar 31,5 bilhões em ajuda do resgate do FMI (Fundo Monetário Internacional) e da UE (União Europeia) que está preso desde maio.

“Estes serão os últimos cortes em salários e aposentadorias”, disse Samaras no domingo, em discurso para os membros de seu partido, o Nova Democracia.

Continua depois da publicidade

“Nós prometemos evitar que o país deixe a zona do euro e é isso que estamos fazendo. Nós demos prioridade absoluta a isso porque se não conseguirmos isso, todo o resto não fará sentido.”

Líderes de sindicatos dizem que as medidas irão simplesmente aprofundar a recessão, que deve continuar no ano que vem.

“Nossa ação trabalhista será parte dos esforços para evitar as políticas que aprofundarão a recessão do país e destruirão a estrutura da sociedade”, afirmou à agência Reuters o presidente do sindicato central do setor privado GSEE, Yannis Panagopoulos.