Ações asiáticas caem com temores sobre abismo fiscal dos EUA

Políticos norte-americanos estão enfrentando um "abismo fiscal" de aproximadamente US$ 600 bilhões em cortes de gastos e aumentos de impostos

Reuters

Publicidade

TÓQUIO – As ações asiáticas ampliaram as perdas nesta quinta-feira (8), à medida que os investidores preocupavam-se com a crise orçamentária nos Estados Unidos, levando a uma busca pelo dólar, iene e Traesuries (títulos do governo norte-americano), considerados ativos mais seguros.

Às 7h49 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão cedia 1,34 por cento, recuando de próximo da máxima de oito meses registrada na quarta-feira (7), e caminhava para a maior queda percentual diária em sete semanas.

As ações sul coreanas e de Hong Kong lideraram as perdas, com quedas de 1,19 por cento e 2,41 por cento, enquanto as ações australianas cederam 0,72 por cento, depois que os dados locais de emprego ultrapassaram as estimativas.

Continua depois da publicidade

O índice Nikkei do Japão caiu 1,51 por cento, chegando a atingir o menor nível em três semanas.

Os políticos norte-americanos estão enfrentando um “abismo fiscal” de aproximadamente 600 bilhões de dólares em cortes de gastos e aumentos de impostos definidos para o começo de 2013, a menos que eles cheguem a um acordo logo para cortar o déficit. Há também a questão do teto da dívida, que precisa ser aumentado para evitar um colapso.

Se Washington não chegar a um acordo até o final do ano, investidores temem que a economia norte-americana possa cair novamente em recessão e possivelmente levar a economia global consigo.

Continua depois da publicidade

“A tendência geral de ações mais fracas, preços de títulos maiores e dólar mais fraco deve continuar”, afirmou o chefe executivo e diretor geral da divisão de mercados globais do Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ, Kazuto Uchida.

A bolsa de Taiwan caiu 0,61 por cento, o índice referencial de Xangai cedeu 1,63 por cento, enquanto Cingapura recuou 1,02 por cento.