Publicidade
SÃO PAULO – O PPS (Partido Popular Socialista) protocolou na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (22) um pedido de explicações ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre suspeitas de vazamento de informações sobre o aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para algumas montadoras.
De acordo com o deputado federal e responsável pelo pedido, Rubens Bueno, o vazamento de informações privilegiadas por funcionário público é crime previsto no artigo 325 do Código Penal e prevê pena de até seis anos de reclusão.
No pedido, Bueno questiona quais providências foram tomadas para investigar o possível vazamento de informações e, caso seja comprovado, o que ele fará para identificar os eventuais responsáveis. “A denúncia é muito grave e se impõe a averiguação dos fatos pelo próprio ministro, uma vez que o vazamento de informações privilegiadas por funcionário público é crime”, enfatiza o deputado, em nota publicada no site do partido.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
Denúncias
Segundo o PPS, a denúncia trata diretamente de possível privilégio de informações obtidos pela montadora chinesa JAC Motors, que teria nacionalizado os veículos uma semana antes do anúncio do decreto. A montadora, porém, teria negado qualquer tipo de informação privilegiada.
Outra montadora que também teve seu nome citado foi a KIA Motors, que suspeitas revelam que ela pode ter recebido seis navios da Coreia do Sul antes do anúncio.
De acordo com Bueno, mesmo com a negativa de envolvimento com vazamento de informações por parte das montadoras, existem “fortes suspeitas com relação à segurança das informações que circulam entre a equipe econômica”.