Aparelho de som automotivo é o item mais roubado dos carros

Outros objetos que despertam o desejo dos ladrões são as bolsas, estepes e também os aparelhos de GPS

Publicidade

SÃO PAULO – O som automotivo é o item mais desejado pelos ladrões. Mesmo se for um modelo com remoção da frente do rádio ou integração do aparelho com o painel do carro, o item é o objeto mais roubado nos carros.

De acordo com um estudo realizado pela Carglass Brasil entre os dias 17 e 21 de outubro e divulgado pela Agência AutoInforme, 36% dos carros com vidro lateral quebrado, atendidos pela empresa, foram resultado de roubo de som automotivo.

Mais roubados
Em segundo lugar na preferência dos ladrões estão as bolsas, razão de 24% dos roubos e furtos. Em seguida, aparecem os roubos e furtos de estepe, representando 14% do total.

Segundo a Carglass, o roubo de estepe tem surpreendido cada vez mais vítimas, pois elas só percebem a falta do item quando precisam utilizar o pneu. Em alguns relatos feitos pelos clientes da empresa, muitos alegam que os ladrões quebram o vidro lateral, destravam o porta-malas e retiram o estepe.

10 itens mais roubados/furtados nos carros
Ranking Objeto Participação (%)
1º Aparelho de som 36%
2º Bolsa 24%
3º Estepe 14%
4º GPS 9,6%
5º Celular 6%
6º Notebook 4%
7º Roupas 4%
8º Óculos 1%
9º Cadeira de bebê 0,5%
10º Tênis 0,5%

Prevenção
Para evitar a quebra do vidro lateral e também preservar os bens que estão no interior do veículo, o consumidor deve tomar alguns cuidados. São eles:

Pesquisa
Segundo a Agência AutoInforme, a pesquisa considerou os clientes que solicitaram abertura de sinistro para vidros laterais das portas, informando que o motivo da quebra teria sido furto ou roubo de objetos no interior do veículo.

Continua depois da publicidade

No total, foram 187 relatos, ou 19% do total de atendimentos, em 60 cidades de 17 estados brasileiros.