Publicidade
SÃO PAULO – Todo começo de ano é comum encontrar as concessionárias com diversas promoções para o carro zero quilômetro. Porém, para o Ibedec (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo), realizar uma compra dessas só vale a pena se o consumidor tiver um desconto de 15% sobre o preço de tabela.
Isso porque, no mercado, considera-se o ano em que o carro foi feito. Assim, quando o proprietário for revender o veículo, ele irá valer como ano 2008, o que pode representar uma queda de 15% no seu preço.
Cuidado com promoções
Por esse motivo, o instituto alerta que, antes de sair aproveitando as ofertas, é necessário ficar atento ao ano de fabricação do modelo, bem como às propagandas e aos vendedores, que costumam atrair as pessoas dizendo que o veículo é modelo 2009, mas sem mencionar que o ano de fabricação é 2008.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
Além disso, quando fizer o pedido de compra, é necessário pedir ao vendedor que descreva o ano e modelo do veículo de forma legível. Caso no pedido de compra constem ano e modelo 2009, e o consumidor receba ano 2008/2009, terá o direito de exigir judicialmente a troca por um veículo 2009/2009.