Parceria em projetos: é preciso reconhecer ajudas!

Quando isso não acontece, você somente afastará e decepcionará as pessoas; é preciso dizer "obrigada" e dar os créditos necessários

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – No trabalho, nem todos os projetos podem ser realizados sozinhos. Comentários, ajudas em pesquisas e correções devem ser vistos como o auxílio de alguém que deseja que as coisas dêem certo para você.

Por este motivo, quando concluir o projeto e sentir orgulho do resultado, nada de pensar apenas em você e na apresentação que virá, é hora de agradecer.

O primeiro passo é agradecer

Caso a ajuda de outra pessoa faça com que o projeto melhore de qualidade, nada mais justo do que dizer “obrigada”, palavra mágica que somente trará benefícios para sua relação com os colegas de trabalho.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mesmo que o apoio tenha sido pequeno, reconheça que, sem ele, poderia não ter evoluído, o que deve ser considerado. Quando ajudam, as pessoas querem se sentir prestativas e devem ser compensadas por isso, nem que seja com um simples agradecimento.

Divulgue a parceria

Quando a ajuda passa a ser constante no projeto, pode ter certeza de que ele não é somente seu e de que pode considerá-lo uma parceria. Isso significa que, independentemente de ter sucesso ou não, ele será o resultado de um esforço coletivo.

Por este motivo, quando apresentá-lo para seu chefe, cliente, ou para um público em geral, é preciso dizer que o apoio foi dado e que o resultado não teria sido tão bom sem ele. Este tipo de atitude fará com que você também seja reconhecido quando ajudar alguém.

Continua depois da publicidade

Nada de egoísmo

Ter o crédito por algo que não fez é uma postura totalmente anti-ética, que fará com que os outros o tenham como alguém incompetente. Assuma sempre que precisou de ajuda, o que não é nenhum crime e deve ser feito para o bem do trabalho.

Lembre-se sempre que quem deve ser o foco no trabalho são os resultados e o projeto e não o autor. Quando você passa a querer ser o ponto principal, pode ser que se torne alguém antipático e não querido por seus colegas. Com isso, você apenas afastará as pessoas, que gostam de ser reconhecidos pelo que fazem.