Intenção de comprar a prazo continua em queda; negociação de dívidas piora

Nos quinze primeiros meses de junho, consultas ao SCPC caíram 12% frente ao mesmo período do ano passado

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – As consultas ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que sinalizam as intenções de compra a prazo, caíram 12% nos quinze primeiros dias de junho, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

Os dados, divulgados nesta terça-feira (16), mostraram que as consultas ao SCPC Cheque, que apontam as intenções de compras à vista, tiveram alta de 9,3% entre os quinze primeiros dias do mês corrente e o mesmo período de 2008.

O que influenciou esse resultado foi a venda de CDs e DVDs, perfumes, cosméticos e eletroportáteis para o Dia dos Namorados. Destaca-se também o grande número de turistas que a cidade de São Paulo recebeu durante o feriado de Corpus Christi, que movimentou o comércio de rua.

Continua depois da publicidade

Na comparação com o mês passado, por sua vez, foi verificado crescimento nas intenções de compra a prazo (12,1%), refletindo principalmente o aumento das vendas da linha branca e dos aquecedores. A intenção de comprar à vista subiu 16,3% na mesma base comparativa, incentivada pelo clima frio de junho, que fez aumentar a venda de roupas, edredons e cobertores.

Inadimplência

Ainda segundo o levantamento, houve uma piora na recuperação de crédito no período. Isso porque, apesar de a quantidade de registros cancelados no cadastro de inadimplentes ter subido 1,2% na primeira quinzena deste mês, na comparação com igual período de 2008, o número de registros de inadimplentes recebidos teve aumento mais expressivo, de 14,6%, na mesma base comparativa.

Frente ao mês anterior, a quantidade recebida apresentou queda de 15,1%, enquanto os registros cancelados apresentaram diminuição de 20,3%. A ACSP acredita que os resultados são reflexos da falta de crédito para a renegociação de dívidas.