Publicidade
SÃO PAULO – Desde que o programa Luz para Todos foi implantado, em 2003, aumentou o número das famílias de baixa renda que puderam adquirir aparelhos eletrodomésticos. De acordo com levantamento do Ministério de Minas e Energia, com o programa, a compra de eletrodomésticos dobrou.
O Luz para Todos tem como objetivo atender às pessoas do meio rural que não têm acesso à energia elétrica e, com isso, elevar a qualidade de vida no campo, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da região.
Segundo o levantamento do ministério, 34% dos entrevistados atendidos pela iniciativa sentiu que a renda familiar cresceu. Com ela, também, as oportunidades de emprego (34%).
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
Com emprego e renda, foi possível que essas famílias adquirissem eletrodomésticos. O levantamento revelou que 79% das famílias puderam adquirir um aparelho de TV após fazerem parte do programa, ao passo que 73% conseguiram adquirir uma geladeira e outras 45% passaram a ter aparelho de som e 24% bombas d’água.
Vida de campo
Segundo o Ministério, a qualidade de vida no campo aumentou com a implantação do programa. Cerca de 88% dos entrevistados afirmaram que as condições de moradia melhoraram.
Além disso, essas famílias declararam que, com a eletricidade, deixaram de utilizar outras fontes de energia: 50% revelaram que deixaram de gastar com gasolina, diesel, querosene, gás, velas ou pilhas como fonte de energia.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo o estudo, 96 mil famílias retornaram ao campo por conta da melhora das condições de vida, e o comércio e indústrias das regiões rurais beneficiadas pelo programa ampliaram lucro e produção.
Sobre o estudo
Os dados são do Ministério de Minas e Energia e são resultantes de levantamento domiciliar realizado para medir o impacto e os benefícios do programa Luz para Todos.