Produção de carros deve ter queda menos intensa este ano, prevê consultoria

Antes, Tendências Consultoria previa queda de 12%, mas, com resultados do primeiro semestre, reviu o número para -6,6%

Publicidade

SÃO PAULO – Com os bons resultados do primeiro semestre deste ano, a Tendências Consultoria reviu a sua projeção para a produção de carros neste ano. Apesar de ainda ser de queda, a estimativa melhorou, já que passou de -12% para -6,6%.

Isso corresponde à fabricação de 2,8 milhões de unidades. Já para 2010, o mercado deverá voltar a apresentar crescimento na produção, de 4,6%.

Vendas internas e externas

Segundo a consultoria, o desempenho do primeiro semestre superou as expectativas, devido à adoção de medidas como o IPI reduzido, que reverteu os resultados negativos das vendas internas e da produção nacional de carros.

Além disso, houve melhora nas condições de crédito para pessoas físicas, assim como recuperação na confiança do consumidor. Por outro lado, as exportações continuam em forte queda, prejudicando a produção total de carros no País.

Em junho deste ano, foram fabricados 271 mil carros de passeio, o que representa alta de 3,4% em relação a maio, que já havia registrado crescimento de 1,5% na comparação com o quarto mês do ano. Porém, na relação entre junho deste ano e o mesmo período do ano passado, houve queda de 6,5%.