Saiba como é o trabalho na sociedade da informação, e como agir!

É preciso saber trabalhar em grupos e focar o cliente, além de manter-se atualizado constantemente

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – E-mail, blogs, celulares e internet. Estes são apenas alguns exemplos que ilustram que estamos na era da informação, quando o conhecimento é muito valorizado e paga-se muito por ele.

Neste cenário, o insumo principal é a manipulação e distribuição da informação. Diante desta nova era, o mercado de trabalho se moldou e, junto a ele, seus profissionais. Você sabe como é o trabalho na era da informação?

Realizado em grupos

Como o conhecimento é o principal insumo, é preciso acumulá-lo. Por isso, o trabalho é feito em grupo, o que significa que não é preciso mais competir individualmente, mas ter uma equipe para realizar avanços a partir do conhecimento geral.

Continua depois da publicidade

Para quem quer ter sucesso na sociedade da informação, é preciso saber trabalhar em grupo. Dificilmente você conseguirá uma boa colocação se não for simpático, souber ouvir e admitir que outras pessoas opinem sobre seu trabalho.

Foco no cliente

Para o cliente é que é feito todo o esforço para se chegar ao conhecimento. É ele quem irá aprová-lo, mudá-lo ou rejeitar toda a informação agregada no projeto. Por isso, ele está no pedestal na era da informação. Afinal, não adianta nada ter todo o conhecimento se você não tiver para quem oferecê-lo.

Por isso, quem não sabe lidar com críticas e broncas, comuns em clientes insatisfeitos, e nem sabe negociar não se encaixa perfeitamente na economia da informação. Para focar no cliente, a pessoa deve sempre ser respeitosa e mostrar-se à disposição.

Continua depois da publicidade

Informação, informação, informação…

Como a informação é o principal insumo, é preciso tê-la em grande quantidade. Para isso é que existem jornais, revistas e a internet. Além disso, diversos livros são lançados a cada ano sobre determinados assuntos. Você sabe o último que foi lançado na sua área?

O profissional da era do conhecimento deve absorver, filtrar e fazer com que a informação se torme um produto, ou seja, um novo projeto. Com isso, e com um pouco de criatividade, é possível ter sucesso neste novo mercado.