Mais empresas oferecem treinamento, mas isso não basta para ter sucesso!

Para se destacar em qualquer empresa, é preciso ainda saber se relacionar e estar atualizado. Treinamento não é tudo!

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – As empresas estão investindo, cada vez mais, na preparação dos funcionários. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), todos os setores da economia aumentaram em 20% as horas de treinamento na comparação entre 2006 e 2005.

A pesquisa ainda mostra que 48% das empresas oferecem até 40 horas de treinamento por aluno. Este momento, que é como um investimento para as companhias, deve ser aproveitado pelo aluno. Mas será que somente isso garantirá sucesso na empresa em que trabalhará?

Treinamento não é tudo

É claro que prestar atenção e ter bom desempenho no treinamento garantirão que você realize todas as atividades de maneira adequada e sem tantos equívocos. Além disso, é neste momento que os superiores, muitas vezes responsáveis pelo treinamento, verão quem tem habilidades ou não. É neste primeiro contato que você será visado e construirá sua imagem.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mas pode ter certeza que só o treinamento não é garantia de sucesso, ou então a taxa de aproveitamento das empresas que treinam seria de 100%, o que não é real. Outros fatores indicam o sucesso na empresa, entre eles, o relacionamento interpessoal. Se você não sabe se comportar no ambiente de trabalho, pode ter certeza de que seu conhecimento não lhe garantirá seu posto. Educação, respeito e bom senso vão além de um simples treinamento.

Além disso, o conhecimento é tão importante quanto o treinamento. Não espere que somente porque aprendeu bastante neste momento que está pronto e será o melhor profissional da empresa. É preciso ter idéias criativas, o que somente será possível com bastante informação, tidas a partir de leitura de jornais, revistas e de cursos.

Primeiro emprego

Para quem procura o primeiro emprego, o treinamento pode ajudar na hora do ingresso em alguma empresa. Por isso, busque as áreas em que este serviço é oferecido para os funcionários. De acordo com os dados da ABTD, o setor que mais investe em treinamento e desenvolvimento é o industrial, com 116 horas.