Rompa barreiras e tenha sucesso profissional!

Descarte tudo aquilo que possa tirá-lo de seu foco e não perca tempo com conflitos sem importância. Produza, em primeiro lugar!

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Existem diversos fatores que podem determinar se você terá ou não sucesso profissional. A oportunidade no mercado de trabalho é um deles, mas que não pode ser mudada por você. Mas é claro que você pode agir de maneira a aumentar as chances de ocupar a tão sonhada vaga de emprego. Saiba o que fazer.

Descarte o que o possa tirar dos trilhos

Para ter sucesso profissional, é fundamental definir um objetivo, bem como metas a serem atingidas a curto prazo e como alcançá-las. Junto a isso, é preciso definir suas aspirações pessoais, que podem, também, tirar você do rumo. Pela existência deste fator e de outros que podem tirar seu foco é que devem ser eliminados todos os pontos que apenas lhe tiram tempo.

Identifique tudo o que possa ser descartado. Reuniões demoradas, mas sem resultados, e e-mail e conversas com contatos que não adicionarão nada na sua vida profissional. Sua ações diárias devem ser realizadas tendo em mente sua prioridade profissional.

Continua depois da publicidade

Cuidado com os conflitos

Saber lidar com os diferentes perfis no ambiente de trabalho é uma arte. No entanto, evitar e tratar mal os colegas não é a melhor forma de tratar situações de desagrado. Pense sempre que poderá precisar desta pessoa com a qual não está conversando no futuro. Neste caso, deixar a vaidade e o orgulho de lado é a mais forte barreira a ser rompida.

Pensar nestes conflitos apenas o fará desperdiçar tempo, e sair de seu objetivo. No trabalho, o foco deve estar nas atividades e não naquele colega que não para de falar ao telefone, de fazer um comentário ou de interromper seus projetos. Concentração é essencial.

Use o e-mail a seu favor!

Se mal usada, a ferramenta inventada apenas para facilitar a vida das pessoas, tanto no trabalho como em casa, poderá se transformar em um problema. Muitos desentendimentos acontecem porque os e-mails são mal escritos. Você relê o que escreve? Sempre faça isso, ou poderá se complicar com seu chefe ou cliente.

Continua depois da publicidade

Organize sempre seu e-mail, jogando no lixo aquilo que, definitivamente, não irá utilizar. Guarde tudo em pastas, como se fosse um arquivo. Forme respostas padrão, para que não maltrate nem haja com descaso. Pense sempre que, até por e-mail, você deve ser educado, o que lhe abrirá portas para contatos e, sucessivamente, alcançar o que almeja.

Produtividade em primeiro lugar

Primeiro a lição de casa e somente depois a diversão. Era isso que você ouvia de sua mãe logo que chegava da escola. Pois o aprendizado deve ser levado para a área profissional. Faça mais do que fale, ou sua produtividade será afetada. Conversas, somente sobre assuntos essenciais, ou para socializar quando estiver sem nenhuma atividade para fazer.

Além destas dicas, atualização constante e boa postura também são essenciais para o sucesso. Siga estas indicações e boa sorte!