Publicidade
SÃO PAULO – As mulheres são responsáveis por 70% das compras de carros, seja de forma direta ou seja de modo indireto, influenciando na decisão do homem, segundo aponta duas pesquisas, uma da Volkswagen e outra da General Motors.
Ambos os estudos apontam que as mulheres respondem por 40% das compras diretas e influenciam em 30% das aquisições feitas por homens. Além disso, elas representam 46% dos atendimentos em oficinas mecânicas.
O que atrai no carro
A pesquisa da Volkswagen aponta que, na hora da compra do veículo, as mulheres exigem mais espaço interno e a regulagem de alturas dos bancos. Além disso, elas querem espelhos no quebra-sol do motorista e do passageiro.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Segundo a montadora, essas mudanças foram realizadas em todas as versões da empresa com foco nesse público consumidor. Também houve a troca da maçaneta por peças que evitem que as unhas se quebrem e do tecido dos bancos, que antes podia puxar o fio da meia-calça.
Mulheres x homens
Já o estudo da GM, elaborado diretora geral de planejamento de produto da montadora, Isela Costantini, indica que, além do espaço interno, as mulheres são influenciadas pela aparência externa do veículo, visibilidade, altura do carro e recomendação de terceiros. Enquanto o homem foca em aspectos mecânicos, a mulher considera o estilo e o conforto proporcionados.
Além disso, a pesquisa aponta que os consumidores do sexo masculino vêem o carro como um símbolo de poder e competição, enquanto o público feminino o vê como um símbolo de independência, feito para tornar a vida mais viável.
Continua depois da publicidade
Ainda considerando as diferenças entre homens e mulheres, o estudo aponta que eles são mais críticos quanto à potência e à aceleração, e elas são mais insatisfeitas com itens de conforto, como espaço para bagagem. Além disso, a mulher é menos leal a um modelo ou marca do que o homem.
Segundo a GM, as consumidoras não buscam carros feitos para elas, mas, sim, aqueles que atendam as suas necessidades, que ou são iguais às dos homens ou não os incomodam de forma alguma.