Bolsas da Europa têm alta com PIB alemão acima do esperado

Economia da Alemanha cresceu 0,3% no segundo trimestre, contra expectativas de alta de apenas 0,2%
Bandeiras da União Europeia
Bandeiras da União Europeia

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais índices acionários da Europa verificam ganhos no pregão desta terça-feira (14) depois de um relatório mostrar que o crescimento da Alemanha diminuiu menos do que o previsto.

O crescimento econômico alemão desacelerou menos no segundo trimestre do que economistas previam, uma vez que as exportações e os gastos domésticos ajudaram a aliviar o impacto da crise da dívida soberana no maior país da Europa. O PIB (Produto Interno Bruto) do país subiu 0,3% entre abril e junho, na comparação com o primeiro trimestre, de acordo com o Destatis. O consenso indicava expansão de apenas 0,2%.

Estagnação francesa
Na França, segunda maior economia da Zona do Euro, o PIB ficou estável no segundo trimestre de 2012, representando o terceiro trimestre consecutivo sem crescimento. Porém, o resultado ainda foi melhor do que o esperado pelo mercado, de um declínio de 0,1%.

Já o PIB da Zona do Euro encolheu 0,2% no período ante os três meses anteriores, e caiu 0,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo a Eurostat.

BC do Japão
Notícias vindas da Ásia também estão no radar dos investidores e contribuem com o movimento comprador deste pregão. No Japão, a ata da reunião do banco central do país mostrou que a autoridade monetária está preparada para estimular a economia. A minuta do encontro, realizado entre 11 e 12 de julho, mostrou que vários membros do conselho do BoJ (Bank of Japan) acreditam que a instituição não devem descartar quaisquer opções políticas na luta contra os riscos para a economia.

Agenda dos EUA
Além disso, a agenda econômica norte-americana pode mexer com os negócios desta terça-feira. Entre os indicadores previstos, destaque para as vendas do varejo, o relatório sobre o nível de estoques das empresas e o PPI (Índice de Preços ao Produtor).

Continua depois da publicidade

Confira o desempenho das bolsas europeias:

   %Var Dia   Pontos   %Var 30D   %Var Ano 
 DAX 30 +0,83 6.967 +6,25 +18,11 
 FTSE 100 +0,55 5.864 +3,49 +5,23 
 CAC 40 +0,48 3.443 +8,24 +8,96 
 SMI +0,47 6.497 +5,09 +9,44 
 IBEX 35 +0,64 7.115 +6,76 -16,94 
 FTSE MIB +0,53 14.609 +6,52 -3,18