Publicidade
SÃO PAULO – Em queda durante toda a manhã, o início desta tarde mostrou um comportamento conturbado: por volta das 12h20 (horário de Brasília) o Ibovespa rapidamente inverteu o sinal negativo, mostrou ganhos de até 0,4%, e logo depois, ao redor das 12h40, retornou às perdas. Agora, às 13h01, o índice registra queda de 0,34%, aos 58.313 pontos.
Esse movimento também pode ser visto nos mercados internacionais. Na Europa, as bolsas passaram para o campo positivo no início desta tarde e agora estão próximas da estabilidade, enquanto nos EUA os mercados reduzem os ganhos, mas ainda se mantêm em território positivo. Isso tudo aconteceu depois de reportagens na mídia internacional darem conta de que os bancos centrais da Zona do Euro e dos EUA estão preparados para novas compras de títulos.
Carta de Bernanke anima mercado
Ben Bernanke, presidente do Federal Reserve, respondeu em carta ao republicano Darell Issa sinalizou que a autoridade monetária está pronta para agir. “Há espaço para mais ações pelo Federal Reserve, para aliviar as condições financeiras e fortalecer a recuperação”, escreveu em carta datada de 22 de agosto, mas publicada apenas nesta sexta-feira, pelo Wall Street Journal.
Com isso, crescem as apostas de que Bernanke poderá fazer algum anúncio ou pelo menos dar uma sinalização mais clara na próxima sexta-feira, dia 31, quando discursará no simpósio anual de Jackson Hole.
Perguntado se era prematuro adotar novas medidas monetárias, Bernanke defendeu que a autoridade monetária deve tomar decisões com base em projeções para o futuro da economia, uma vez que os efeitos não são sentidos imediatamente.
Europa: compra de títulos e limite para títulos públicos
Na Europa, as especulações quanto a novas atuações do BCE voltam ao foco. A Reuters publicou no início desta tarde que a autoridade monetária está, realmente, considerando um plano de metas para o juro dos títulos públicos na região, o que aconteceria dentro de um novo programa de compra de ativos. Entretanto, nenhuma decisão deverá ser anunciada antes de 6 de setembro, quando ocorrerá o encontro do banco.
Continua depois da publicidade
Além disso, a manhã foi movimentada por conta de encontros políticos. A chanceler alemã Angela Merkel defendeu a permanência da Grécia na Zona do Euro, mas alertou que ainda aguarda o relatório da Troika para tomar alguma decisão quanto à extensão em dois anos para o país cumprir com as reformas fiscais. Já o primeiro-ministro Antonis Samaras se defendeu ao dizer que não pede por mais dinheiro, apenas por mais tempo.
Altas e baixas
O destaque entre as ações do Ibovespa nesta manhã fica por conta da Marfrig (MRFG3), cujas ações são influenciadas pelos rumores de que investidores estrangeiros estão interessados em comprar ativos ou uma participação na empresa. Por outro lado, os papéis de mineradoras e siderúrgicas caem forte, acompanhando o movimento do setor no cenário internacional.
|
As maiores altas dentre as ações que compõem o Ibovespa são:
|
|