Publicidade
SÃO PAULO – O IPP (Índice de Preços ao Produtor) da indústria de transformação apontou 0,54% de variação em julho, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O resultado é superior ao observado em maio, quando a alta foi de 1,11%. Ao comparar o mês atual contra o mesmo mês do ano anterior (acumulado em 12 meses), os preços variaram 7,19% em julho frente aos 6,64% de junho. Já a variação acumulada em 2012 foi de 5,08% nesta medição.
16 atividades registraram aumento
Segundo o IBGE, em julho, 16 das 23 atividades pesquisadas apresentaram alta de preços, contra 19 do mês anterior. “Os maiores crescimentos registrados em julho, em relação a junho, foram entre os produtos das atividades industriais de alimentos (3,17%), outros produtos químicos(-2,62%), borracha e plástico (1,34%) e bebidas (1,29%)”, revelou o instituto.
Por sua vez, os setores que mais influenciaram nesta comparação foram alimentos (0,62 p.p.), outros produtos químicos (-0,29 p.p.), metalurgia (-0,10 p.p.) e veículos automotores (0,09 p.p.).
Entenda o índice
O IPP, que inicialmente acompanhará as indústrias de transformação, tem como objetivo medir a mudança média dos preços de vendas dos produtores domésticos de bens e serviços. A pesquisa é feita junto a 1.400 empresas e considera os preços recebidos pelo produtor, descontados os impostos, tarifas e fretes.