Publicidade
SÃO PAULO – Nem sempre o acostamento das rodovias é utilizado de maneira correta e segura. Estacionar o veículo nestes locais, sem um motivo necessário, pode colocar a vida do motorista e a de outras pessoas em risco.
Além disso, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (Art 181), estacionar o veículo no acostamento, descumprindo as exigências legais, equivale a uma infração leve, que gera multa de R$ 53,00 e três pontos na carteira.
Quando usar
A principal finalidade do acostamento em um complexo viário é retirar das faixas de tráfego um veículo em pane, evitando, assim, o risco de acidente. Ele deve ser utilizado, basicamente, em duas situações.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
A primeira é para breves paradas, como no caso de um pneu furado ou pane mecânica. A segunda é para casos extremos, como uma emergência ou acidente.
No entanto, grande parte dos motoristas desconhece os riscos que a utilização indevida de acostamento pode ocasionar. São freqüentes as paradas para comprar frutas, atender ao celular, encontrar alguém, tirar as fotos ou, na chegada à cidade de São Paulo, por exemplo, aguardar o término do horário do rodízio.