Bolsas dos EUA fecham em queda, refletindo temor com economia global

Mercado reflete indicadores econômicos domésticos, enquanto FMI reduz estimativa de crescimento da economia mundial
 (ShutterstocK)
(ShutterstocK)

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais índices acionários norte-americanos fecharam no negativo nesta segunda-feira (16), em meio às preocupações com a desaceleração econômica global, após o FMI (Fundo Monetário Internacional) reduzir suas projeções para a economia global em 2012 e 2013.

Além disso, os investidores aguardam pelo relatório semestral do presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, antes de seu discurso perante o Comitê Bancário do Senado, na próxima terça-feira (17).

Já na agenda doméstica, o mercado ainda repercutiu o Retail Sales de junho, que apontou que as vendas no varejo decepcionaram ao apontar recuo de 0,5%, frente expectativas de avanço de 0,2%. A atividade industrial na região de Nova York, por sua vez, surpreendeu positivamente o mercado ao apontar 7,4 pontos em julho, bem acima dos 3,8 pontos positivos esperados. Já o Business Inventories de maio apontou que os estoques das empresas do país no período subiram 0,3%, perante a alta de 0,2% aguardada.

Diante disso, o índice Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, fechou em baixa de 0,44% a 2.896 pontos. O Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, encerrou o pregão em desvalorização de 0,39% atingindo 12.727 pontos, enquanto o S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, apresentou queda de 0,29% chegando a 1.353 pontos.

Citigroup divulga balanço corporativo
Após o Citigroup divulgar seu balanço corporativo referente ao segundo trimestre, as ações do banco subiram 0,60%, uma vez que a instituição mostrou ganhos acima das expectativas dos analistas de Wall Street, embora a receita tenha vindo ligeiramente abaixo do previsto.

O resultado do banco veio depois que o JPMorgan Chase (-2,72%) e Wells Fargo (+0,32%) reportar na semana passada números acima das expectativas.

Continua depois da publicidade

Dando continuidade à temporada de balanços corporativos, a Coca-Cola (-1,04%), Goldman Sachs (+0,26%), Johnson & Johnson (-0,23%), Intel (-0,48%), Yahoo! (-0,6%) e CSX (-0,31%) também irão divulgar seus resultados no final do dia.

Vale mencionar também que o Yahoo! nomeou nesta terça a nova CEO (Chief Executive Officer) da companhia, Marissa Mayer, ex-executiva do Google (-0,28%).

Confira o fechamento dos principais índices acionários norte-americanos:

Continua depois da publicidade

% Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
 S&P 500 -0,29 1.353 +0,74 +7,57 
 Dow Jones -0,39 12.727 -0,31 +4,17 
 Nasdaq -0,44 2.896 +0,80 +11,16