Aviação: TAM diminui e GOL aumenta participação no mercado em setembro

A TAM ficou com 48,15% de participação nos vôos domésticos e a GOL obteve 39,05%, de acordo com a Anac

Publicidade

SÃO PAULO – Dados divulgados na última segunda-feira (8) pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) apontam que a empresa TAM perdeu participação no total de passageiros transportados no mercado doméstico em setembro, frente a agosto, enquanto a GOL aumentou a representatividade.

No caso da TAM, que obteve o primeiro lugar, o percentual passou de 49,28% em agosto para 48,15% em setembro, o que representa uma queda de 1,13 ponto percentual. Já a segunda colocada, a GOL, foi de 36,89% para 39,05%.

Outras companhias

Com uma redução mensal de 0,46 ponto percentual, a BRA ficou na 3ª posição no ranking. Em setembro, a companhia respondeu por 4,60% dos passageiros transportados em vôos nacionais, contra 5,06% em agosto.

A OceanAir, por sua vez, caiu de 2,98% para 2,61% no período (-0,37 pp), mas manteve o quarto lugar. Já a VRG aumentou sua participação em 0,20 pp entre o oitavo e o nono mês do ano, de 2,30% para 2,50%.

Desembarques internacionais

Considerando-se as viagens internacionais realizadas em setembro de 2007, nota-se que a empresa TAM também manteve a liderança do mercado, com 69,78% de participação. Em relação ao mês anterior, houve aumento de 4,44 pontos percentuais.

Já a GOL atingiu 12,70% e continuou com o 2º lugar, apesar de ter diminuído sua participação em 1,35 pp entre agosto e setembro. A VRG, por sua vez, ficou com a 3ª posição, com 13,30% (estável), e a BRA, com a 4ª, com 3,82% (-2,93 pp).