Publicidade
SÃO PAULO – A falta de novidades no discurso que o presidente do Federal Reseve, Ben Bernanke, realizou na manhã desta quinta-feira (7) não foi muito bem vista pelo mercado, embora não tenha trazido muitos impactos nas bolsas – que operam com boas altas. A mesma coisa, no entanto, não pode ser dita no segmento de metais preciosos, com os preços do ouro e da prata caindo forte nesta sessão.
Os contatos do ouro com vencimento em agosto negociado em Nova York mostra queda de 2,67%, cotado a US$ 1.590,60 a onça. Já o contrato com mesmo vencimento da prata apresenta variação negativa de 3,18%, valendo US$ 28,55 a onça.
Durante seu discurso, Bernanke limitou-se a dizer que, se preciso, realizará novas medidas monetárias para estimular o país, mas que não há nada planejado por enquanto. Com isso, os rumores sobre um possível QE3 (3ª parte do “Quantitative Easing”), que vinham ganhando forças por conta dos últimos indicadores divulgados no país e também pela situação complicada na Europa, praticamente cessaram nesta quinta-feira.
Dessa forma, os ativos mais correlacionados a novas medidas de estímulos do Fed acabam perdendo atratividade para os investidores, como é o caso do ouro e a prata – caso o banco central norte-americano voltasse a injetar mais dinheiro na economia, o dólar perderia ainda mais valor, tendo em vista o excesso da moeda ofertada. Nesse cenário, a demanda por ouro e prata costuma aumentar.