Celulares irão responder por 30% da música digital em 2011

Músicas em telefones móveis devem movimentar US$ 11 bilhões; Japão é um dos países com a melhor infraestrutura

Publicidade

SÃO PAULO – Estudo da consultoria britânica Understanding & Solutions aponta que os celulares serão responsáveis por 30% das músicas digitais até 2011 e irão movimentar cerca de 11 bilhões de dólares. Atualmente, o download de músicas nos telefones móveis representa 13% do mercado global.

O relatório também mostra que as novas tecnologias e os aparelhos preparados para receber, baixar e enviar músicas colaboram para o aumento da demanda no setor, e que isso poderá reverter as perdas com a queda nas vendas de CDs.

Porém, a pesquisa também detecta que melhoras de software e interface ainda devem ser feitas nos celulares para que possam obter a mesma eficiência do sistema on-line.

Mercados

O Japão, seguido dos Estados Unidos, são os países com infra-estrutura para música digital em celulares mais eficiente. Ambos possuem base operacional concentrada e um grande número de assinantes em potencial.

No entanto, é nos mercados emergentes que os celulares podem se tornar a plataforma primária de música para usuários, com destaque para China e Índia, que mostram ganhos com faturamento, liderados pelo aumento no número de assinantes móveis e pelo status associado com produtos móveis para música.