Brasil terá que investir mais para poder crescer 5% ao ano, alerta FHC

Ex-presidente alerta que taxa de poupança é muito baixa, mas elogia redução na taxa básica de juro para atrair investimentos

Publicidade

SÃO PAULO – O Brasil só terá condições de crescer ao redor de 5% ao ano, como ocorreu no passado recente, caso o País adote uma política baseada em investimentos, alertou nesta terça-feira (12) o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, em congresso do setor varejista, promovido pela Alshop.

Para ele, falta ao Brasil seguir o exemplo da China, já que por aqui a taxa de poupança é de 15%, isso é, o consumo é elevado e resta pouco para investir. Na China, a taxa é de 40%. Dessa forma, um PIB (Produto Interno Bruto) de 5% ao ano só seria possível com uma taxa de poupança ao redor de 25%, declarou.

Por sua vez, o ex-presidente diz que, para o futuro, o Brasil tem condições para reduzir a carga fiscal ao mesmo tempo em que redireciona os recursos para mais investimentos. Mas, para isso, o Governo terá que aceitar uma participação maior do setor privado na economia, fato que é favorecido pelo ciclo de redução na taxa básica de juro, já que serve como um incentivo para o capital sair do mercado financeiro e migrar para o investimento produtivo.

Tal ideia, que prega a mudança no modelo de crescimento brasileiro de uma economia baseada no consumo para o investimento, tem ganhado força entre ex-figuras importantes da política brasileira nos últimos dias. Em maio o ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco, já alertava para a importância dessa mudança.

PIB x felicidade
Por sua vez, este ainda é um longo caminho. “Falta muito para o Brasil. Tem que dar condições para a qualidade prevalecer sobre a quantidade.” Para FHC, é preciso, também, repensar o foco no crescimento econômico apenas como um número, isso é, preocupando-se com o bem estar social.

Essa teoria tem ganhado importância recentemente, após o anúncio, em março deste ano, de que a FGV (Fundação Getulio Vargas) criará um índice para medir a felicidade do brasileiro.