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SÃO PAULO – Um mês após IPO (Initial Public Offering) da Locamérica (LCAM3), a Localiza (RENT3) segue na preferência do mercado, mostrando a confiança dos investidores com a companhia. As ações RENT3 registram no ano valorização de 26,64%, enquanto os papéis LCAM3 afundam 6,72% desde o início de suas operações na BM&FBovespa, acompanhando o caminho do Ibovespa, que acumula desvalorização de 0,29% em 2012.
Por enquanto, o aumento da concorrência não preocupa o analista Roger Oey, do Banco Espírito Santo. Para ele, a entrada de novos players no mercado não afeta a companhia no curto prazo, ou possíveis capitalizações em Private Equity – como no caso da Unidas no ano passado. Já no médio prazo, a situação pode mudar um pouco de figura, com essas empresas capitalizadas – seja por terceiros, como no caso da Locamérica, ou privada – podendo mudar o modelo de negócios, ficando tão eficientes quanto a Localiza.
“A concorrência pode trazer certa ameaça, caso as empresas decidam mudar o modelo de negócios, após o período de arrecadação recursos”, apontou. Para ele, o maior problema dos outros players seria a eficiência da administração, já que a indústria de aluguel de carros está muito favorável.
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“O mercado é muito concorrido, e a questão para ser competitivo não é só ter capital, é preciso ter uma estratégia coerente. Com isso, trabalhamos com uma política de preços racional, que pague os custos da empresa”, disse Roberto Antônio Mendes, CFO (Chief Financial Officer) e diretor de relações com investidores da Localiza, reforçando uma gestão madura.
Além disso, a empresa apresenta um robusto plano de expansão, com investimentos anunciados em torno de R$ 2,7 bilhões no período que vai entre o final do 2011 e 2012, para entre outras coisas, melhorar o canal de distribuição de seminovos e abrir novas lojas, ressaltou o analista Oey.
No primeiro trimestre deste ano, a companhia apresentou lucro de R$ 72,2 milhões, o que representa crescimento de 14,3% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Embora esse trimestre tenha sido positivo, auxiliado pela queda na taxa de juro básica – situada em 9% ao ano -, o executivo acredita que o segundo semestre será melhor, puxado pelo maior crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.
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Redução do IPI traz dois cenários para Localiza
O corte no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) anunciado pelo governo na véspera para veículos novos traz dois cenários para a companhia, diz o analista Leonardo Nitta, do BB Investimentos. Enquanto a Localiza terá que reconhecer a perda de valor da frota, já que afeta o custo de depreciação, a empresa também poderá comprar veículos a um valor menor, reforça.
“Parte dos 90 mil veículos que a companhia projeta comprar nesse ano será com um IPI mais baixo, o que reduzirá o capex [investimentos em bens de capital]”, conclui. Por fim, essa situação não é nova, já que em 2009, na tentativa de reanimar a economia da crise financeira de 2008, o Governo também havia cortado o IPI para veículos novos.
Eventos no Brasil devem acelerar expansão
Além de estar vivenciando um bom momento, o setor deve ser puxado mais adiante pelos eventos que o Brasil vai sediar – Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016. “O evento de 2014 vai impulsionar a demanda por carros alugados, e depois ainda têm as Olimpíadas que chama mais turista para o Brasil, embora ocorra apenas em uma cidade”, ressalta Oey.
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Os eventos são muito importantes para a Localiza, puxando um momento favorável, aponta Mendes, que estima já para esse ano a renovação de 67 mil veículos.
Concorrência internacional
O mercado internacional também quer abocanhar fatia desse arranque do setor no Brasil diante dos eventos esportivos. Com a possibilidade de rápido crescimento, empresas externas já mostraram interesse no País, como é o caso da norte-americana American Rent a Car, que planeja expandir suas unidades franquiadas em todas as cidades-sedes dos jogos da Copa do Mundo, disse Eroll Cajetan, gerente de expansão desse novo player no Brasil.
O objetivo principal da empresa é a captação de novos investidores, interessados em ingressar em uma rede de aluguel de carros que têm disponível as praças das cidades-sedes da Copa. Já para este ano, a America Rent a Car pretente abrir 30 lojas.
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“Até a Copa do Mundo temos a intenção de fazer frente às principais empresas – como Localiza e Unidas– . Nosso plano de expansão é para toda a América do Sul, e já estamos estudando uma abertura de capital no País”, afirmou Cajetan.