Após resultado, analistas projetam dividendos atrativos para Eletropaulo

A Ativa Corretora avalia o resultado do terceiro trimestre como muito positivo e Ágora vê com neutralidade

Publicidade

SÃO PAULO – O resultado da AES Eletropaulo (ELPL4) referente ao terceiro trimestre deste ano superou as expectativas do mercado, apresentando alta de 6,1% no lucro líquido, em relação ao mesmo perído do ano passado. Os analistas divergem na avaliação do resultado: neutro na visão da Ativa e muito positivo na análise da Ágora Corretora. 

Para o analista da Ágora, Filipe Acioli, o resultado é reflexo do forte crescimento do consumo nas áreas de concessão e efeitos não recorrentes. Segundo ele, considerando o efeito não recorrente da venda da AES Atimus sobre o próximo trimestre, a Eletropaulo deverá entregar um dividend yield de aproximadamente 14% em 2011, “mesmo após a redução do payout para 50%”. 

Acioli destaca que se a prática de payout de 100% puder ser retomada em 2012, fato considerado no modelo da corretora, o dividend yield continuará bastante atrativo, no mesmo patamar projetado para este ano. 

Continua depois da publicidade

Por sua vez, o analista da Ativa, Ricardo Corrêa, destaca que independentemente dos efeitos não recorrentes, a empresa apresentou Ebitda (relação percentual entre receita líquida e geração operacional de caixa) acima da expectativa impulsionado por gastos não-gerenciáveis abaixo do esperado. “É provável que o efeito na última linha não seja refletido em aumento da expectativa do mercado com relação aos dividendos projetados”.

Segundo Corrêa, a empresa já sinalizou que pretende poupar caixa para 2012, período o qual sentirá o efeito da revisão tarifária associado a um reajuste tarifário que repassará o preço ao ativo regulatório acumulado ao longo do ano.