Ministros da Zona do Euro estudam ações coordenadas para capitalizar bancos

Informação é do Comissário de Assuntos Econômicos da UE, que enfatizou a importância dessas medidas para a região

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em entrevista ao Financial Times, o Comissário de Assuntos Econômicos da União Europeia, Olli Rehn, afirmou que os ministros de Finanças da Zona do Euro estudam ações coordenadas para capitalizar os bancos da região e amenizar o clima de cautela generalizada que tomou conta dos investidores em relação à região.

Durante reunião em Luxemburgo, os ministros concluíram que não fizeram o suficiente para convencer os mercados de que os bancos europeus podem superar a recente crise de débito. Alguns dos maiores bancos na França, Alemanha e Bélgica possuem dezenas de bilhões de euros em títulos do governo de economias periféricas da Zona do Euro. Desse modo, as ameaças para essas insituições são cada vez maiores, visto que a percepção é de que a Grécia esteja cada vez mais perto de declarar a moratória de sua dívida.

Ainda durante a semana, os mercados se apresentaram pessimistas com o banco franco-belga Dexia, que detém €3.5 bilhões em títulos gregos e €15 bilhões em títulos italianos. O banco tem lutado para levantar dinheiro suficiente para realizar suas operações diárias.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.