Publicidade
SÃO PAULO – O Itaú BBA não vê boas perspectivas para a Usiminas (USIM3; USIM5), acreditando que a empresa apresentará um fraco volume de vendas no ano, além de uma deterioração dos resultados no terceiro trimestre. Desse modo, a corretora segue com a recomendação de venda das ações preferenciais classe A da companhia, com um preço-alvo para setembro de 2012 de R$ 15,00 por ativo – o que configura um potencial de valorização de 46,77% em relação ao fechamento dessa terça-feira (4).
Segundo os analistas André Pinheiro, Alexandre Miguel e Marcos Assumpção a Usiminas deverá apresentar um fraco volume de vendas no ano, de 6 milhões de toneladas, o que equivale a uma queda de 10% em comparação a 2010. A queda dos volumes, para os analistas, pode ser explicada pelo maior foco da empresa no mercado doméstico, pela baixa lucratividade da exportação e baixa demanda por chapas pesadas no próprio mercado interno.
Com uma menor produção, levando a uma diminuição dos ganhos de escala da companhia, e com os maiores custos de produção do carvão, a corretora espera que os resultados do terceiro trimestre de 2011 apresentem deterioração, com expectativas de que a margem Ebitda dos negócios de aço da companhia fique abaixo de 5% no período.
Continua depois da publicidade
Os analistas também esperam uma maior alavancagem da companhia devido à deterioração do Ebitda (geração operacional de caixa), à depreciação do real e ao efeito do alto nível de capex (investimento em capital) ainda na segunda metade desse ano.