Publicidade
SÃO PAULO – O banco Banif Corretora avaliou como regular os resultados trimestrais da Totvs (TOTS3), divulgados na última quarta-feira (26), uma vez que os números vieram em linha com as expectativas de sua equipe de análise. Desta forma, a corretora do banco manteve sua recomendação neutra para os papéis da companhia, com preço-alvo para o final do ano de R$ 37,80 – potencial de valorização de 30,34% em relação ao fechamento de quarta-feira.
O crescimento mais modesto da receita líquida da Totvs no período, de 6,8% nos últimos 12 meses, ocorreu devido ao menor valor médio das licenças vendidas pela companhia, as quais caíram 13,5% na mesma base de comparação, segundo o analista Alex Pardellas. “Vale destacar que o valor médio do 3T10 e 2T11 foi elevado e, portanto, já esperávamos uma queda dos preços”, constata.
Já a receita de serviços apontou um melhor desempenho ao crescer 11% na passagem anual, “em função das vendas de licenças registradas em trimestres anteriores”. A receita de manutenção, por sua vez, teve avanço de 18,7% no mesmo período, representando 47% do faturamento bruto total no trimestre, reflexo da venda de licenças em trimestres anteriores e o reajuste anual dos preços com base no IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), segundo a Pardellas.
Continua depois da publicidade
Reajustes salariais pressionam margens
O aumento de gastos com pessoal continuou a pressionar a margem Ebtida (Receita Líquida/Ebitda) da companhia, na opinião do Banif, por conta dos reajustes salariais acima de 7% em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. “Este problema ocorre em função da taxa muito baixa de desemprego no Brasil atualmente e a Totvs sofre muito com isso, visto que é intensiva em mão de obra”, afirma a equipe de análise.
Enquanto isso, as despesas Gerais e Administrativas também foram impactadas pelo reajuste salarial, além dos maiores gastos com infraestrutura, aumentando em 13,1% em relação ao 3T10. As despesas com vendas também aumentaram no período, em 26,1%, por conta da expansão do time de vendas e da incorporação de Franquis e Distribuição, avalia Pardellas.
Confira abaixo os números apresentados pela Totvs e as projeções da corretora:
Continua depois da publicidade
| em R$ milhões | 3T11 | 3T11E* | 3T10 | 3T11 x 3T11E* | 3T11 x 3T10 |
|---|---|---|---|---|---|
| Receita Líquida | 323,9 | 328,1 | 303,2 | -1,3% | +6,8% |
| Lucro Líquido | 40,1 | 40,2 | 32,6 | -0,2% | +23,0% |
| Ebitda** | 77,1 | 79,8 | 88,2 | -3,4% | -12,6% |
| Margem Ebitda*** | 23,8% | 24,3% | 29,1% | -0,5 p.p. | -5,3 p.p. |
* Estimativas do Banif
** Geração operacional de caixa ou lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização
*** Relação percentual entre receita líquida e Ebitda