Publicidade
SÃO PAULO – Os principais índices acionários norte-americanos recuam nesta segunda-feira (16), em nova sessão de atenções voltadas para os problemas fiscais da periferia da Zona do Euro ao lado de indicadores da indústria e notícias de fusões e aquisições.
Até o momento, o índice Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, apresenta desvalorização de 0,57% e atinge 2.812 pontos. O S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, abre em leve baixa de 0,44% a 1.332 pontos, enquanto o Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, cai 0,40%, chegando a 12.545 pontos.
Escândalo sexual e PIIGS no foco
A recorrente crise dos PIIGS (Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha) ganhou um novo ingrediente no último final de semana após o diretor do FMI, que negocia planos de resgate adicional com a Grécia, e potencial candidato à presidência da França, Dominique Strauss-Kahn ter sido preso sob a acusação de tentativa de abuso sexual.
Na ultima sessão, Jean-Claude Juncker, presidente do Eurogroup, afirmou que o pacote de ajuda financeira à Grécia é inviável e não deverá ser concluído, acendendo o sinal de alerta na região mais uma vez.
Atividade industrial decepciona
Voltando aos EUA, o NY Empire State Index figura solitário na agenda de indicadores nesta manhã, tendo decepcionado investidores ao apontar queda na atividade industrial na região de Nova York em maio, de 21,7 pontos para 11,9 pontos na comparação com abril, além de contrariar a projeção de 18,0 pontos.
Nasdaq OMX desiste da NYSE Euronext
O campo corporativo por sua vez segue com poucas influências de peso. A principal notícia do dia fica por conta da Nasdaq OMX Group e a Intercontinental Exchange que anunciaram a retirada da proposta de aquisição da NYSE Euronext, em uma negociação que se desenrolava desde fevereiro.
Continua depois da publicidade
Com isso, as ações das empresas envolvidas recuam no início do pregão regular, com papéis da Nasdaq OMX recuando 0,56% e NYSE Euronext indo muito além, -10,39%.
DuPont finaliza compra da Danisco
Já a DuPont vê suas ações em alta de 0,34%, após os acionistas da Danisco terem aceitado a oferta de US$ 6,4 bilhões por 92,2% da companhia de alimentos dinamarquesa.
| %Var Dia | Pontos | %Var 30D | %Var Ano | |
|---|---|---|---|---|
| Dow Jones | -0,40 |
12.545 | +1,65 |
+8,36 |
| S&P 500 | -0,44 |
1.332 | +0,92 |
+5,90 |
| Nasdaq | -0,57 |
2.812 | +1,73 |
+6,01 |