Grécia estuda colocar em prática quinto pacote de medidas de austeridade

Aumento de impostos, corte de empregos no setor público e privatização de estatais são alguns pontos discutidos pelo país

Publicidade

SÃO PAULO – O primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, discute com ministros nesta segunda-feira (23) novas medidas de austeridade para reduzir o déficit do país, em uma tentativa de consolidar as contas públicas e cumprir as metas estipuladas em razão da concessão para ajuda financeira.

Se aprovado, este pode ser o quinto pacote de medidas desde que Atenas recebeu a ajuda de € 110 bilhões da União Europeia e do FMI (Fundo Monetário Internacional).

Cortes de salários, aumento de impostos e demissões
De acordo com a imprensa internacional, o pacote que esta sendo estudado propõe novos cortes nos salários do setor público e a demissão de 150 mil funcionários públicos nos próximos quatro anos, por meio de saídas voluntárias e o fim de contratos temporários.

Além disso, está na pauta um programa de reestruturação de ativos e a privatização de empresas estatais, com o objetivo de arrecadar € 50 bilhões até 2015. No front fiscal, o governo estaria avaliando colocar fim a isenções fiscais, aumentar a taxação para a parcela mais rica da população e uniformizar o imposto sobre valor agregado para todos os tipos de serviços e produtos.

Sobre o caso, a Bloomberg cita que o comissário europeu dos Assuntos Econômicos, Olli Rehn, admitiu que se pode criar um fundo que faça a gestão destas privatizações.