Salário médio pago pela indústria em 2004 tem maior alta dos últimos dez anos

De acordo com o IBGE, a elevação do período chega a 6,9%; Rio de Janeiro é o estado com o maior aumento real

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Os salários pagos pela indústria brasileira bateram recorde em 2004. Com alta real de 6,9% no acumulado do ano, na comparação com 2003, o indicador registrou a elevação mais expressiva da última década, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (17).

No mês de dezembro, o valor da folha de pagamento do setor também subiu em relação a igual período do ano anterior. Neste caso, a expansão chega a 4,2%.

Em contrapartida, no confronto entre dezembro e novembro, houve redução de 0,6% nos salários da indústria, o que representa a terceira queda seguida nesta base comparativa. Vale lembrar que todas estas variações levam em conta os efeitos da inflação medida pelo IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo).

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rio de Janeiro se destaca

De acordo com a pesquisa do IBGE, todos os locais analisados registraram aumento em sua folha média real de pagamentos no ano passado, em relação a 2003. A elevação mais expressiva aconteceu no Rio de Janeiro (10,8%), que foi seguido por Espírito Santo (9,3%), São Paulo (7,9%) e Minas Gerais (7,9%).

No ano passado, os salários reais cresceram em 15 das 18 atividades industriais observadas pelo estudo, com destaque para Máquinas e equipamentos (12,5%) e Indústrias extrativas (9,6%).

Segundo o documento divulgado pelo IBGE, esta expansão quase generalizada dos valores pagos pela indústria brasileira é conseqüência direta do bom desempenho da produção do setor, da abertura mais intensa de vagas de trabalho e do aumento das horas pagas.