Publicidade
SÃO PAULO – A Fitch anunciou há pouco o rebaixamento do rating da Venezuela em três níveis, de B para CCC. A decisão da agência de classificação de risco teria sido determinada pela forte queda dos preços do petróleo.
“Os preços internacionais do petróleo caíram acentuadamente no quarto trimestre de 2014, reduzindo a flexibilidade de financiamento externo e ampliando a instabilidade macroeconômica”, avaliou a Fitch.
Segundo a agência de classificação de risco, a Venezuela é bastante dependente do mercado de commodities e a desvalorização do petróleo vai corroer a principal fonte de comércio exterior para a economia do país.
Além disso, a Fitch estima que a economia venezuelana pode ter contraído aproximadamente 4% neste ano e espera que a Venezuela permaneça em recessão em 2015.