Entre estatais e recomendações: as 13 ações para monitorar na abertura da Bovespa hoje

Estatais e bancos podem reagir novamente ao cenário político; quatro recomendações devem agitar também a sessão

Leonardo Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Em meio à um cenário político ainda muito agitado, 12 ações devem chamar atenção na abertura do pregão desta quarta-feira (20). As estatais, como Petrobras (PETR3;PETR4) e Eletrobras (ELET3;ELET6) e bancos devem continuar entre os destaques, já que o PSB deve oficializar Marina Silva como candidata a presidente e Beto Albuquerque como vice na chapa da ex-senadora.

Além do cenário político, as ações do setor bancário, como Itaú Unibanco (ITUB4), Bradesco (BBDC4), Santander (SANB11) e Banco do Brasil (BBAS3) devem reagir à decisão do Banco Central de liberar mais R$ 10 bilhões em depósitos compulsórios

Ambev
No radar da Ambev (ABEV3) segue a notícia sobre o reajuste nos preços de bebidas. A presidente Dilma Rousseff disse na tarde de terça-feira, após visita à hidrelétrica de Santo Antônio, em Porto Velho (RO), de que o governo vai cumprir o acordo com o setor de bebidas e não vai subir os impostos nos próximos dias. Essa é a segunda vez que o governo deve adiar o aumento da carga tributária sobre o setor de bebidas frias, incluindo cerveja, água, isotônicos e refrigerantes, que está previsto para o dia 1º de setembro

Continua depois da publicidade

Em conversa com jornalistas em Brasília nesta terça-feira, o Ministro da Fazendo, Guido Mantega, disse que vai conversar com o setor de bebidas sobre os impostos.

Recomendações
A Sabesp (SBSP3) teve sua recomendação cortada pela Brean Capital. A casa de análise revisou de manutenção para venda a classificação das ações da companhia, com preço-alvo para 12 meses de R$ 15 por ação. 

Já a Alupar (ALUP11) foi rebaixada de outperform (desempenho acima da média) para neutra pelo Credit Suisse, enquanto a Taesa (TAEE11) também foi rebaixada de neutra para underperform. Já o Itaú BBA rebaixou a Totvs (TOTS3) para market perform (desempenho em linha com a média).