Para Febraban, ata do Copom surpreendeu ao apresentar tom mais “moderado”

Mercado incorpora menor ciclo de alta dos juros, com destaque para possíveis medidas de contenção do crédito pelo governo

Publicidade

SÃO PAULO – O mercado esperava outra atitude do Banco Central, diferente da que foi sinalizada na ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), em 10 de março. Essa foi a conclusão a que o economista-chefe da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Rubens Sardenberg, chegou após a Pesquisa de Projeções Macroeconômicas e Expectativa de Mercado. Sardenberg concedeu coletiva nesta terça-feira (15).

De acordo com as perspectivas do mercado, a inflação não deve dar trégua em 2011 e 2012. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) deve fechar este ano em 5,8% e 2012 em 4,8%, ambos acima do centro da meta estabelecida pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), que é de 4,5%. Mesmo diante desse quadro, o BC parece ter uma visão mais benigna para a evolução de preços, o que ficou sinalizado na Ata do Comitê. Para o economista-chefe da Federação, o comportamento surpreendeu.

Destaques
Segundo Sardenberg, foram três os principais destaques após a Pesquisa realizada pela Febraban. O primeiro fato que chamou a atenção dos entrevistados foi o tom da ata. Em geral, este veio mais moderado do que se esperava, o que significa que o BC fez uma abordagem mais favorável do comportamento da inflação do que aquela que o mercado estava aguardando. A análise mais benigna do Comitê se refletiu no documento, causando certa surpresa entre os entes de mercado.

Além disso, a autoridade monetária passou a dar indicações mais claras de um ciclo menor para o aumento de juros. Esperava-se que a Selic fechasse 2011 em 12,50% ao ano, mas o mercado passou a considerar a possibilidade de um encurtamento no ciclo. “Se houver outro aumento adicional na taxa de juros, devem vir antes novas medidas macroprudenciais para restringir o crédito, isso ficou evidente”, destacou o economista-chefe.

Lado fiscal ganha presença
O segundo ponto que pode ser destacado da Ata é a importância que foi dada ao lado fiscal. O BC sinalizou que o comportamento das contas do governo deve desempenhar um papel importantíssimo para ajudar a condução da política monetária. Para Sandenberg, o mercado irá acompanhar a execução fiscal mês a mês para ver se está em linha com o esperado, pois criou-se uma expectativa muito grande em relação a isso. Segundo a pesquisa realizada pela Febraban, o governo não terá dificuldades em cumprir o resultado primário que foi estabelecido. 

Por fim, a Ata deixou claro que os membros do Copom estão muito mais preocupados com o efeito da alta do petróleo na inflação do que na atividade econômica. O risco de um declínio no ritmo de expansão econômica mundial não foi incorporado como um grande risco, mas a pressão inflacionária que essa situação pode causar, sim.

Continua depois da publicidade

De acordo com o ponto de vista da Febraban, o ponto positivo para o País nesse cenário é que as condições externas continuarão favoráveis para o Brasil, mantendo o preço das commodities em um patamar elevado e favorecendo as contas externas nacionais. 

Impactos financeiros
O economista também comentou o impacto financeiro dos eventos recentes na economia brasileira. Segundo ele, é certo que o terremoto do Japão trará consequências mundiais, que chegarão até o Brasil, porém também avaliou que ainda é muito cedo para traçar qualquer cenário e perspectiva. “Certamente haverá impactos, mas eu não saberia antecipar, pois ainda é cedo”, afirmou.

Na análise de Sandenberg, normalmente há um efeito muito grande no mercado financeiro, mas em geral são impactos de curto prazo. Com o passar do tempo, inicia-se um processo de recuperação econômica e as coisas tendem a se estabilizar. “Esse efeito não será suficiente para jogar a economia mundial em uma retração”, acrescentou.

Continua depois da publicidade

Ainda em sua visão, o Brasil sofrerá esses impactos, mesmo porque o Japão teve uma parcela significativa nos investimentos diretos no Brasil no ano passado, o que revela que o país é um player relevante. Todavia, esses efeitos não serão suficientes para reverter as boas tendências do País. “Os impactos serão marginais”, finalizou o economista da Federação.