Índice Nikkei registra forte alta, com avanço de montadoras e bancos

Vendas de veículos nos EUA impulsionaram papéis da Toyota; na China, com o ano novo apenas a bolsa de Hong Kong operou

Publicidade

SÃO PAULO – O índice Nikkei registrou forte alta nesta quarta-feira (2), seguindo o avanço observado nas bolsas norte-americanas na véspera, o qual foi impulsionado pela atividade industrial melhor que o esperado e com resultados corporativos.

   %Var Dia   Pontos 
 Nikkei +1,78 10.457
 Hang Seng +1,81 23.909

O índice Dow Jones Industrial Average, nos EUA, fechou acima dos 12.000 pontos, no maior patamar desde junho de 2008, com resultados corporativos melhores que o esperado de empresas como Pfizer e UPS, e à retomara no pagamento de dividendos da British Petroleum. Além disso, por lá foi anunciada as vendas das principais montadoras de automóveis em solo norte-americano em janeiro, com destaque para a participação da General Motors, que revelou um crescimento de 21,8% nas vendas.

Montadoras e bancos
Deste modo, as ações da Toyota se destacaram em alta de 3,26% nesta sessão, depois de anunciar um incremento de 17% nas vendas nos EUA em janeiro. Outros papéis de empresas do setor também fecharam com valorização, com avanço de 3,11% para os da Nissan, de 2,09% para os da Mazda e de 0,85% para os da Honda.

No entanto, o destaque fica por conta dos papéis do setor financeiro, após a disparada de 4,54% para as ações da Sumitomo Mitsui Financial, 4,46% para as da Mizuho Financial e de 4,47% para as da Mitsubishi UFJ Financial.

Vale ressaltar também a alta de 7,4% para os papéis da Mitsubishi Electric Corporation, impulsionada pela divulgação de dados como a receita líquida, a qual saltou de ¥ 23 bilhões no último trimestre de 2009 para ¥ 45,6 bilhões neste último, resultado superior ao esperado por analistas.

Ano Novo
Na China, a bolsa de Hong Kong operou em sessão reduzida, ao passo que a de Xangai não abriu para negociações, devido às comemorações do Ano Novo chinês. O mercado de Hong Kong volta a operar na próxima segunda-feira, ao passo que a de Xangai retorna apenas no dia 9.

Continua depois da publicidade

Entre os destaques do pregão, as ações das holdings de investimentos em varejo dispararam, com elevação de 6,58% para as ações da Luk Fook , de 5,29% para as da I.T. e de 5,34% para as da Sa Sa.