Ibovespa Futuro registra queda à espera de dados de emprego e atividade nos EUA

Grande foco fica para os números da economia norte-americana, com divulgação do ADP Employment e Livro Bege nesta data e relatório de emprego na sexta-feira; ações da Vale no radar

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa Futuro registra queda na sessão desta quarta-feira (4), após duas sessões de alta para o índice. Nesta sessão, o mercado brasileiro segue na expectativa pela divulgação da pesquisa Datafolha para o cenário eleitoral, que será revelada ainda esta semana, mas também fica de olho nos EUA, que vê os índices futuros registrarem leve baixa à espera de dados de emprego e de atividade. Com isso, às 9h15 (horário de Brasília), o contrato futuro com vencimento em junho registra baixa de 0,50%, a 52.020 pontos. 

Investidores aguardam a divulgação do relatório de emprego, importante indicador da economia norte-americana. O índice mostra o número de empregos gerados nos EUA e será publicado na sexta-feira. Já nesta data, destaque para o ADP Employment e o ISM Services, os dois referentes ao mês de maio, além do Livro Bege referente a junho, com informações sobre a economia  de doze distritos. 

Já no noticiário corporativo, destaque para a Vale (VALE3;VALE5). A mineradora informou nesta manhã que assinou com uma subsidiária da Suzano Papel e Celulose (SUZB5) acordo para venda da totalidade de sua participação no capital da Vale Florestar Fundo de Investimento por R$ 205 milhões. O BNDESPar (braço de investimentos do BNDES), Petros e Funcef, demais quotistas do FIP Vale Florestar, também alienarão suas respectivas participações à Suzano de forma que, após concluir a transação, o FIP Vale Florestar passará a ser detido, exclusivamente, pela Suzano. 

Continua depois da publicidade

A efetivação da operação está sujeita ao cumprimento de condições precedentes usuais e aprovações, inclusive do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). O FIP Vale Florestar é um fundo para investimentos em reflorestamente, que atua nos municípios de Dom Eliseu, Ulianópolis, Paragominas, Rondon do Pará, Abel Figueiredo e Bom Jesus do Tocantins, localizados no Pará. 

Já a BM&FBovespa (BVMF3) nomeou Daniel Luiz Gleizer como membro do conselho depois que Candido Botelho Bracher pediu renúncia ao cargo. A decisão foi tomada na véspera, em reunião extraordinária do conselho de administração da Bolsa. 

Europa e Ásia
Os principais índices acionários da Europa registram queda, após a divulgação do PMI Composto da zona do euro. Já as bolsas asiáticas encerraram o pregão sem uma única direção com investidores à espera de importantes indicadores nos EUA e de um possível corte de juros pelo BCE (Banco Central Europeu).

Continua depois da publicidade

Dados divulgados mostraram que a atividade empresarial na zona do euro desacelerou em maio. O indicador que compila o setor industrial e de serviços da região atingiu 53,5 pontos no mês, ante 54,0 em abril, mas permaneceu acima da marca de 50 que divide crescimento de contração. Além disso, o indicador mostrou uma redução nos preços e aumentou a expectativa de um afrouxamento na política monetária do BCE. A reunião do banco central acontece na quinta-feira (5) e é amplamente aguardada.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.