Morgan Stanley corta previsão do PIB do Brasil para 2014 para 1%

Para banco norte-americano, economia brasileira deve registrar estagnação e o crescimento deve ser pressionado por uma oferta que não consegue atender a uma demanda resiliente.

Publicidade

SÃO PAULO – O Morgan Stanley reduziu sua projeção para o crescimento da economia brasileira em 2014 para 1%, de 1,5%, pressionado por uma oferta que não consegue atender a uma demanda resiliente. 

De acordo com o relatório da instituição financeira, o banco central precisará elevar a taxa básica de juros no primeiro trimestre de 2015. Após as eleições, inflação deve subir e se aproximar de 7% nos três primeiros meses do ano que vem. 

Para o banco, os preços que forem controlados pelo governo sofrerão ajustes e deve haver aperto fiscal com aumento de impostos. “Inflação alta, aperto monetário e fiscal afetarão demanda, aumentando o desemprego em 2015″, conclui o Morgan Stanley. 

Tópicos relacionados