Problemas fiscais no Brasil não são fáceis de corrigir em poucos anos, diz S&P

Segundo Lisa Schineller, "depende do Brasil o momento em que o País voltará ao grau de investimento"

Estadão Conteúdo

Publicidade

A diretora-executiva para rating soberano da S&P Global Ratings, Lisa Schineller, afirmou que os problemas fiscais no Brasil não são fáceis de corrigir em poucos anos, pois existem desde antes de 1998, quando a agência começou a analisar a economia do País.

“São questões complexas que avançaram ao longo do tempo e acumulam dificuldades para serem resolvidas. Por exemplo, como enfrentar a desoneração de impostos para segmentos de empresas?”, destacou. “Temos uma avaliação de que as mudanças ocorrerão de uma forma mais devagar do que outros estimam.”

Proteja seu dinheiro das incertezas! Invista com a ajuda da melhor assessoria do Brasil: abra uma conta na XP – é de graça!

Continua depois da publicidade

Segundo Lisa, “depende do Brasil o momento em que o País voltará ao grau de investimento”, especialmente com a implementação de reformas para gerar uma dinâmica sustentável para as contas públicas.

“O Uruguai levou dez anos para voltar ao grau de investimento. Alguns outros países nem retornaram a esta condição”, disse ela. “A privatização deve avançar, mas será uma contribuição em única vez e não é substituto para reformas estruturais”, disse.

O rating do Brasil perante a S&P é BB-, com perspectiva estável.

Continua depois da publicidade

Lisa Schineller fez os comentários em evento promovido pela Brazilian American Chamber of Commerce em Nova York.