Embraer e Vale caem quase 11% e Eletrobras dispara 54% em janeiro; confira as maiores altas e baixas do mês

Em um janeiro de fortes ganhos para o Ibovespa, apenas seis papéis do índice fecharam em queda

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa registrou uma expressiva alta de 10,82% no mês de janeiro entre as novas sinalizações do Federal Reserve e as perspectivas mais positivas para as reformas econômicas. 

Em meio a essa forte alta, apenas 6 ações registraram queda no período, sendo os maiores destaques a Embraer (EMBR3) e a Vale (VALE3) – praticamente empatadas entre as maiores perdas – e a Bradespar (BRAP4). 

Sobre a Embraer, apesar de ter ocorrido neste mês o aval do governo para a joint venture entre a companhia e a Boeing, o que chegou a dar um ânimo temporário para as ações EMBR3, as revisões para baixo de estimativas para as receitas da companhia e a queda do dólar (de 5,6% no mês) afetaram fortemente os papéis.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Enquanto isso, a Vale encerrou o mês em uma baixa também expressiva, sendo seguida pela sua holding Bradespar. O desempenho negativo ocorreu principalmente com o fatídico pregão de 28 de janeiro, quando o papel VALE3 caiu 24,52% e a companhia perdeu R$ 72 bilhões de valor de mercado repercutindo o rompimento da barragem de Brumadinho, que vitimou dezenas de pessoas e causou um seríssimo dano à imagem da mineradora. 

Confira as maiores quedas do Ibovespa em janeiro: 

Empresa Ticker Desempenho
Embraer EMBR3 -10,79%
Vale VALE3 -10,78%
Bradespar BRAP4 -9,39%
Gol GOLL4 -1,51%
Magazine Luiza MGLU3 -0,78%

Já as estatais dominaram as maiores altas do Ibovespa no mês, com destaque para a Eletrobras (ELET3;ELET6), com os ativos ON saltando mais de 50% com o governo de Jair Bolsonaro reforçando as sinalizações de que seguirá com o programa de capitalização da companhia e reforçando a importância da privatização como uma questão de necessidade para que ela volte a investir.

Continua depois da publicidade

Em seguida, está a Sabesp (SBSP3), que disparou também com a continuidade das indicações do novo governo paulista, comandado por João Doria, que reforçou as suas sinalizações para a privatização ou capitalização da empresa de saneamento. 

Confira as maiores altas do Ibovespa em janeiro: 

Empresa  Ticker  Desempenho   
Eletrobras ON ELET3 +54,35%  
Eletrobras PN ELET6 +44,48%  
Sabesp SBSP3 +37,68%  
Via Varejo  VVAR3 +36,67%  
Cielo CIEL3  +34,31%  

Invista melhor seu dinheiro: abra uma conta de investimentos na XP.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.