Duas estatais que vão valorizar no governo Bolsonaro, segundo os Analistas sem Censura

Empresas devem se valorizar no governo de Bolsonaro independente das decisões sobre reformas e privatizações

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – A perspectiva de nomes liberais na composição da equipe econômica do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) já trouxer um importante rali para a Bolsa brasileira no período que antecedeu o desfecho do pleito. 

Os investidores aguardam agora por definições que podem impulsionar o crescimento da economia, como a aprovação da reforma da Previdência. Diante de incertezas à frente, o analista da Nord Research, Bruce Barbosa, nomeou duas ações que devem se valorizar no governo de Bolsonaro, independente das decisões sobre reformas e privatizações – já que as empresas são estatais.

A primeira delas é a ação do Banco do Brasil (BBAS3). “O time econômico será basicamente o gestor das estatais. Pensando que o time econômico é maravilhoso, a gestão das estatais provavelmente será muito boa”, explicou Barbosa durante o programa Analistas sem Censura, exibido na terça-feira (13) no InfoMoney TV (veja vídeo completo abaixo).

Continua depois da publicidade

O analista destaca que a ação do banco “sofreu muito” durante o governo de Dilma Rousseff e mesmo assim não reportou prejuízos. “[O banco] já vinha em uma melhora de governança, de gestão, durante o governo Temer e agora provavelmente será melhor ainda”, avalia Barbosa, lembrando ainda das especulações sobre possível privatização ou fusão com a Caixa Econômica Federal. 

Mesmo com a alta de 34% acumulada no ano, Barbosa avalia que a ação “continua de graça”. 

A segunda ação citada pelo analista é a Sanepar (SAPR4), empresa de saneamento do Paraná, que vem sendo bem gerida há mais tempo, segundo Barbosa, que destaca o setor “resiliente” de que a empresa faz parte. 

Continua depois da publicidade

Em ambos os casos, Barbosa não leva em consideração a possibilidade de privatização para que as empresas passem a dar maior lucro – embora esse cenário seja bem visto -, mas aponta uma chance maior para que isso aconteça com a Sanepar, devido às dificuldades das contas públicas no Paraná. 

Seja sócio das melhores empresas da Bolsa: abra uma conta na XP e conte com assessoria especializada e gratuita

“Como os estados estão todos quebrados, e precisam de ajuda para fechar as contas”, a privatização pode ser uma saída. Barbosa comentou em detalhes sobre as empresas no Analistas sem Censura. Confira o programa, na íntegra, abaixo: 

Continua depois da publicidade

Em observância à ICVM 598, o(s) analista(s) de valores mobiliários participantes deste programa declara(m) que suas recomendações, pelas quais é(são) o(s) respectivo(s) responsável(is) principal(is), refletem única e exclusivamente suas próprias opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente e autônoma.