Brasil colhe segunda maior safra da história em 2017/18

A safra brasileira de grãos encerrou o ciclo 2017/18 com uma produção de 228,3 milhões de toneladas, a segunda maior colheita da história, atrás apenas do montante produzido em 2016/17, segundo informações divulgadas hoje (11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).Em relação à temporada anterior, a área plantada cresceu 1,4%, atingindo 61,7 milhões de hectares. A soja continua […]

Datagro

Publicidade

A safra brasileira de grãos encerrou o ciclo 2017/18 com uma produção de 228,3 milhões de toneladas, a segunda maior colheita da história, atrás apenas do montante produzido em 2016/17, segundo informações divulgadas hoje (11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Produtividade baixa afetou desempenho da colheita de grãos

Em relação à temporada anterior, a área plantada cresceu 1,4%, atingindo 61,7 milhões de hectares. A soja continua como principal grão do País, com crescimento de área e produtividade. Apesar da estiagem ter prejudicado o plantio, a colheita totalizou  119,3 milhões de toneladas.

Com o mercado favorecendo ao produtor, o algodão é outro destaque positivo nesta safra. E  com uma área plantada de 1,17 milhão de hectares, o que representa um crescimento de aproximadamente 25%, e uma produtividade (algodão em caroço) de 4.267 quilos por hectare, o produto registra produção de 5 milhões de toneladas.

Continua depois da publicidade

LEIA TAMBÉM: Área plantada de soja deverá crescer 4% na América do Sul no ciclo 2018/19 

O desempenho da safra atual só não foi melhor devido à produtividade que registrou queda em nível nacional de 5,2%, impulsionada, principalmente, pelo desempenho do milho segunda safra em quase todas as regiões brasileiras. Segundo análise da Conab, o atraso no plantio da soja fez com que os agricultores perdessem a janela ideal para plantar, o que gerou impacto direto na produtividade. Além disso, a área destinada para o grão também diminuiu, uma vez que as condições de mercado não estavam tão favoráveis como em outros anos.