BC segura o dólar e quem paga é a bolsa: como a atuação no câmbio chamou os vendidos de volta ao mercado

Pesquisa com investidores institucionais levantou 6 motivos que podem explicar o mercado azedo nas últimas semanas

Rodrigo Tolotti

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – Nesta sexta-feira (15) o Ibovespa chegou ao seu oitavo pregão negativo nos últimos nove, período em que perdeu 8 mil pontos, atingindo assim cinco semanas seguidas de queda. Em uma pesquisa feita com 20 clientes institucionais, a XP Investimentos levantou 6 motivos vistos por eles para este desempenho negativo do mercado.

Nos três primeiros, a análise parte do mesmo ponto: a forte atuação do Banco Central no câmbio. Diante dos grandes volumes de swaps ofertados pela autoridade diariamente, os investidores já começam a ajustar o cenário na bolsa, diante do claro sinal de que o cenário é negativo e o BC está segurando a moeda “artificialmente”.

Com isso, a bolsa passa a ser um lugar de apostas negativas no Brasil, enquanto os investidores estrangeiros entre em um compasso de espera para voltar para o mercado, aguardando o fim destas intervenções, que devem começar a ser reduzidas nas próximas semanas, com o BC também passando a ter menos “munição” para atuar.

Continua depois da publicidade

Confira os motivos:

1) Mercado ajustando na bolsa, dado que o BC está intervindo no câmbio.

2) O estrangeiro, se entrar na bolsa, vai esperar essa intervenção no câmbio ser menor.

Continua depois da publicidade

3) BC segurando o câmbio, a Bolsa passa a ser um veículo para aposta pessimista. Além disso, o estrangeiro espera diminuir a intervenção do BC para entrar na Bolsa em um câmbio mais favorável a ele.

4) Hoje está um dia ruim para Commodities.

5) Ainda há ajuste e stops de fundos

Publicidade

6) Sem trigger, a Bolsa não anda. Com os juros futuros de janeiro de 2025 no atual nível de 12%, não há motivo para o investidor comprar Bolsa.

Quer investir em ações com a menor corretagem do Brasil? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.