Com greve, atividade na indústria paulista cai 10,2% em maio, diz Fiesp

Sem o ajuste sazonal, o Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria de transformação paulista caiu 1,1% no comparativo mensal e 4,2% em relação a maio do ano passado

Estadão Conteúdo

Publicidade

Afetada pela greve dos caminhoneiros, a atividade da indústria de transformação paulista recuou 10,2% na passagem de abril para maio, conforme indicador medido com ajuste sazonal pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Sem o ajuste sazonal, o Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria de transformação paulista caiu 1,1% no comparativo mensal e 4,2% em relação a maio do ano passado. No acumulado de janeiro a maio, a atividade da indústria de São Paulo se manteve no campo positivo, marcando alta de 3,6% em relação aos cinco primeiros meses de 2017.

Segundo José Ricardo Roriz Coelho, presidente em exercício da Fiesp, a paralisação no transporte de carga, que provocou uma crise de abastecimento, tirou ritmo de uma recuperação que já vinha sendo lenta.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A greve dos caminhoneiros tornou mais grave a preocupação de crescimento ao longo do ano. Para os próximos três meses, não vemos nenhuma chance de recuperação da atividade da indústria. Provavelmente, vamos ter uma situação pior do que a do primeiro trimestre de 2018”, disse o executivo ao comentar, em nota, o resultado do INA.

Na comparação de maio com abril, houve queda de 16% nas vendas da indústria. As horas trabalhadas na produção tiveram queda de 2,3% e o nível de utilização da capacidade instalada ficou mais baixo em 1,8 ponto porcentual.

Roriz aponta que o fato de as empresas terem ficado aproximadamente 20 dias sem vender traz dificuldades em relação ao capital de giro – ou seja, os compromissos financeiros de curto prazo com fornecedores. “É um momento de muita apreensão e de muita preocupação”.

Continua depois da publicidade

Sensor

Divulgada junto com o INA, a pesquisa Sensor, que indica a atividade da indústria no mês corrente, recuou, no comparativo com maio, 1,4 ponto em junho, para 50,2 pontos. É o menor nível desde julho de 2017, ainda que leituras acima de 50 pontos sinalizem expectativa de aumento da atividade industrial no mês.