BC triplica intervenção no câmbio para tentar conter disparada do dólar

Diante da valorização desenfreada do dólar, Banco Central muda de estratégia e decide elevar oferta de swaps cambiais

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Não teve jeito. O Banco Central tentou ser mais cauteloso, mudou sua forma de intervenção no câmbio, surpreendeu os investidores com uma manutenção da Selic, mas nada conseguiu segurar o ímpeto do dólar, que apenas nesta semana disparou 3,8% e chegou a encostar na marca de R$ 3,80. Nesta sexta-feira (18) o BC informou que irá triplicar sua oferta de swaps a partir de segunda-feira (21).

Portanto, agora serão ofertados 15 mil contratos de swap cambial em leilão às 9h30 (horário de Brasília) – até hoje eram 5 mil contratos diários. Além disso, o BC dará continuidade à rolagem dos 4.225 contratos que vencem em junho. Neste pregão o mercado já aguardava uma mudança na atuação diante da desenfreada valorização do dólar nos últimos dias.

Especialistas, porém, destacam que a intenção da autoridade monetária em sua atuação é reduzir a volatilidade, ou seja, o movimento muito forte de alta do dólar. Em outras palavras, o novo patamar do câmbio veio para ficar e o BC não vai lutar para fazer a moeda cair, mas sim para controlar um avanço rápido e forte como tem ocorrido.

Continua depois da publicidade

Em seu comunicado, a autoridade monetária ressaltou ainda que “os montantes das ofertas adicionais de swap poderão ser revistos e se reserva o direito de realizar atuações discricionárias, caso seja necessário”. O BC também explicou que sua atuação no mercado cambial é separada de sua política monetária.

“O Banco Central reitera que eventuais impactos de choques externos sobre a política monetária são delimitados por seus efeitos secundários sobre a inflação (ou seja, pela propagação a preços da economia não diretamente afetados pelo choque). Esses efeitos tendem a ser mitigados pelo grau de ociosidade na economia e pelas expectativas e projeções de inflação ancoradas nas metas. Não há, portanto, relação mecânica entre o cenário externo e a política monetária”, diz a nota do BC.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.