Moody’s estuda rebaixar rating de cinco bancos gregos

Possíveis perdas de lucratividade e qualidade de ativos são motivos para revisão de classificações; FMI elogia plano do país

Publicidade

SÃO PAULO – A agência de classificação de risco Moody’s colocou os ratings de cinco bancos gregos em revisão nesta quarta-feira (3), e afirmou que há risco de rebaixamento.

Segundo a Moody’s, as instituições – que incluem o Banco Nacional da Grécia, o Alpha Bank, o Piraeus Bank, o Emporiki Bank of Greece e o EFG Eurobank Ergasias – correm o risco de ver sua lucratividade e qualidade de seus ativos reduzidos devido a situação econômica do país. A revisão irá considerar os resultados das instituições e o impacto do cenário macroeconômico nos balanços futuros.

“Esses bancos têm enfrentado pressões crescentes sobre sua performance financeira como resultado da desaceleração econômica da Grécia”, afirmou a agência, que ressaltou ainda que a volatilidade dos mercados financeiros também deu origem a desafios de financiamento, “aumentando a dependência de financiamentos de curto prazo”.

FMI elogia plano
O FMI (Fundo Monetário Internacional) classificou como “substancial” o plano anunciado pelo governo grego para redução de € 4,8 bilhões do déficit orçamentário, que foi bem recebido pelos mercados. “As autoridades elaboraram um pacote fiscal muito forte para 2010. A implementação do programa fiscal será um passo crucial à frente em um processo de vários anos”, disse a porta-voz da instituição, Caroline Atkinson.