CEO do JPMorgan volta atrás e diz que se arrepende de chamar o Bitcoin de fraude

Poucos meses após fazer duras críticas ao bitcoin, Jamie Dimon mudou de ideia: "O blockchain é real", disse à Fox Business

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Quatro meses após sua famosa entrevista, o CEO do JP Morgan Jamie Dimon voltou atrás e afirmou nesta terça-feira (9) que se arrepende de chamar o Bitcoin de fraude.

“O blockchain é real”, disse Dimon à Fox Business. “Você pode ter criptodólares em ienes e coisas assim. ICOs […] você deve olhar para cada um individualmente. O bitcoin sempre foi para mim o que os governos vão sentir sobre bitcoin quando ele for realmente grande. E eu apenas tenho uma opinião diferente do que outras pessoas”, continuou.

A questão dos ICOs (Ofertas Iniciais de Moedas, na sigla em inglês) tem gerado muita discussão após um “boom” de ofertas feitas a partir do segundo semestre do ano passado. Muitos analistas alertam para o risco de se entrar em qualquer projeto, já que muitos não têm real sustentabilidade.

Continua depois da publicidade

Em outubro do ano passado, Dimon fez duras críticas ao bitcoin e às moedas digitais. “Se você for estúpido o suficiente para comprar, você pagará o preço por um dia”, disse ele em resposta a uma pergunta de moderador em uma conferência do Institute of International Finance.

Nesta terça, o bitcoin segue pressionado, recuando 4%, cotado em US$ 14.430, enquanto outras criptomoedas também recuam desde o fim de semana. O destaque positivo fica para o Ethereum, que nos últimos dias teve quedas menores e hoje retoma as altas, chegando a saltar cerca de 7%, retomando o posto de segunda maior moeda digital do mundo.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.