Economia japonesa cresce 4,6% em 2009 e supera expectativas

PIB do país avança 1,1% no quarto trimestre, com impulso das exportações; país sustenta posto de segunda economia do mundo

Publicidade

SÃO PAULO – O Produto Interno Bruto do Japão cresceu 1,1% em termos reais no último trimestre de 2009, conforme divulgado nesta segunda-feira (15) pelo governo do país asiático. A divulgação veio levemente acima da média de projeções do mercado, que apontava para aumento de 1,0% do indicador.

O desempenho da segunda maior economia do mundo, segundo a publicação, foi impulsionado pela demanda do mercado externo, em especial de países asiáticos como a China, fator que estimulou a atividade exportadora japonesa.

Da medição trimestral, destaque para a queda de 1,6% dos investimentos públicos, percentual que sugere o compasso de retirada dos estímulos econômicos por parte do governo local.

Com o dado, o PIB do Japão fechou 2009 com crescimento anualizado de 4,6%.

Deflação segue preocupando
Apesar dos números trimestrais da economia japonesa virem acima das expectativas, o comportamento dos preços segue preocupando. O PIB nominal japonês no quarto trimestre de 2009 registrou variação positiva de 0,9%, enquanto o deflator do PIB caiu 3%, recorde de baixa.

Na frente da China
Os dados de 2009 ainda sustentam a economia japonesa como a segunda maior do mundo, diante da ameaça chinesa a este posto. O PIB japonês totalizou US$ 5,085 trilhões no ano passado, ainda acima dos US$ 4,909 trilhões creditados à economia chinesa.