Papelão: vendas sobem 25% em dezembro; cenário é positivo para Klabin

Segundo analistas, com base nos resultados prévios da ABPO, a melhora na conjuntura econômica do País vai beneficiar a Klabin

Publicidade

SÃO PAULO – Diante dos dados divulgados sobre as vendas de papelão ondulado no mês de dezembro de 2009, analistas da SLW, Ativa e Citigroup veem os resultados como positivos e destacam a melhora no cenário econômico brasileiro e para a Klabin (KLBN4).

Segundo os dados preliminares divulgados pela ABPO (Associação Brasileira de Papelão Ondulado) referentes a dezembro de 2009, houve um aumento de 25% nas vendas em relação ao período anterior, o que representa 196 mil toneladas. Segundo a associação, este foi o melhor resultado histórico para o mês.

No acumulado do ano, o volume de vendas ficou menor em relação a 2008, com a comercialização de 2,273 milhões de toneladas do produto, apresentando uma variação negativa de 0,01%.

Segundo a SLW, “apesar do resultado do ano ter sido similar ao do ano anterior, foi no segundo semestre de 2009 que ocorreu uma forte recuperação da demanda, permitindo ao setor praticamente empatar suas vendas com 2008”.

Unanimidade
Para os analistas da SLW, os resultados preliminares “reforçam a melhora da conjuntura economia do País”. Além disso, a corretora afirma que a Klabin, como grande produtora de papelão ondulado, se encontra em um cenário positivo para 2010.

Da mesma forma, a Ativa Corretora comenta que a “forte recuperação anual das expedições por dia útil em dezembro [volume médio diário teve aumento de 1,9% em 2009, na base anual], o que indica melhoria no nível de atividade doméstica neste final de ano”. A corretora também vê um caminho positivo para a Klabin.

Continua depois da publicidade

Os analistas do Citi retomam as mesmas perspectivas das demais instituições, tornando unânime a visão positiva, diante dos prévios dados reportados pela ABPO, e a preferência pela mesma empresa, afirmando que ela será uma das grandes beneficiadas por uma retomada na economia doméstica.

Apesar disso, o Citigroup permanece com a recomendação de manutenção dos papéis da Klabin. As demais corretoras não informaram as recomendações para as ações da empresa.